Afinal, os animais pretos dão azar? Acabamos com o mito sobre estes patudos que também merecem ser acolhidos

Certamente já ouviu o mito que que associa os gatos pretos ao azar. Mas os felinos não são os únicos a sofrer com este preconceito. Em abrigos, a quantidade de cães pretos que ficam por adotar é bastante considerável. Infelizmente, ainda há a ideia de que os animais pretos são sinónimos de má sorte, são perigosos ou têm menos valor do que os outros. Mas porquê?

Todos merecem amor

Os animais pretos são merecedores de amor e são companheiros tão dignos e amorosos quanto os restantes patudos. Porque é que se alimentou este mito ao longo dos anos? Existe uma explicação…

Gato preto: origem do mito

O estigma e a associação do patudo preto ao azar começou na Idade Média, devido aos hábitos noturnos (e naturais) destes animais.
Tendo em conta que os gatos estão, muitas vezes, acordados à noite, e que as bruxas apareciam também nesta altura do dia, inventaram a ideia de que os gatos eram bruxas disfarçadas. Essa história caricata acabou por ser considerada por muitos como um facto real.
Difícil de acreditar não é? E se lhe dissermos que os gatos foram mesmo considerados inimigos da Inquisição?
No século XV, o este animal foi incluído na lista de perseguidos pela Inquisição. O grupo promovia campanhas contra bruxarias e costumes que eram considerados fora do padrão. Se um gato preto fosse visto na rua, deveria ser caçado.

Damos-lhe oito razões para adotar um gato preto, aqui!

Animais pretos

Essa associação pejorativa ao preto acabou por chegar também aos cães. Mas para além de azar, muitos relacionam cães pretos a animais perigosos, frios e indomáveis, o que é completamente errado

A cor do animal não o define!

É preciso não esquece: a cor do animal não influencia o seu comportamento. Por outro lado, a educação que lhe dá, a forma como o treina, o tempo que passa com ele: isso sim, é que molda a postura do patudo!