Ter um amigo aquático pode ser uma ótima opção se procura uma companhia mais sossegada lá para casa. Na realidade, há vários tipos de peixes que se adaptam facilmente à vida no aquário e podem ser bastante felizes. Mas há muitos que acabam por morrer de forma precoce, porque será? Se tiver em conta os cuidados abaixo, garante que o seu peixe tem uma vida mais longa e feliz!
1. Mantenha a água em óptimas condições
A água é o coração do aquário. Pode usar água da torneira, mas tenha atenção a matérias como o cloro e os metais pesados, que precisam de evaporar antes de entrar no aquário. Aconselhamo-lo a deixar a água descansar por dois dias. Se tiver pressa, há produtos específicos que eliminam estas impurezas em poucas horas, mas leia sempre as instruções para não arriscar.
2. Cuidado com a população do aquário
É natural que queira juntar várias espécies de peixes de forma a ter um aquário bonito e variado, mas cuidado! Quanto mais peixes houver, mais resíduos e sujidade se acumulam, aumentando o trabalho do filtro e a necessidade de manutenção. Lembre-se de que a regra “menos é mais” vale aqui: um aquário menos lotado garante peixes mais felizes e menos problemas de filtragem.
3. Limpeza regular do aquário
Manter o aquário limpo é essencial. A cada mês, faça uma boa limpeza e verifique o filtro. Caso o aquário fique sujo rapidamente, pode ser que o sistema de filtragem não esteja a conseguir garantir a limpeza total. Verifique se o tipo de filtro está adequado ao tamanho do aquário.
4. Respeite a alimentação dos peixes
Peixes têm necessidades nutricionais específicas. Escolha uma ração adequada, que contenha tudo o que eles precisam para crescer fortes e saudáveis. É tentador dar-lhes algo extra, mas a ração própria para peixes é sempre a melhor escolha.
5. Não se esqueça da tampa do aquário
Por último, a tampa do aquário deve estar sempre bem colocada! Acredite ou não, há peixes que adoram saltar e, se não estiver atento, podem acabar fora de água. Além disso, uma tampa protege a água da entrada de impurezas do ambiente e garante a segurança dos seus habitantes.
Está a pensar ter um aquário? Eis as 5 melhores espécies de peixes para ter em casa