Calor e papagaios: como ajudar o seu companheiro de penas a passar melhor o verão

Se tem um papagaio, periquito ou outra ave de estimação sabe que o calor pode ser tão difícil para eles como para nós! Os mamíferos, por exemplo, transpiram. Tal não acontece com as aves. Desta forma, estes amigos têm de arranjar vários truques para se refrescarem. E nós, como tutores preocupados, podemos ajudá-los de formas simples!

Dar água fresca e limpa

Pode parecer óbvio, mas é essencial: troque a água do bebedouro várias vezes ao dia, principalmente nas horas mais quentes. Se possível, use água fresca e mantenha sempre à sombra.

Evitar sol direto, mesmo dentro de casa

Mesmo que a gaiola esteja numa varanda ou perto de uma janela, certifique-se de que há sempre uma zona de sombra. O sol direto, especialmente ao meio-dia, pode aquecer demasiado não só o seu amigo, mas também a gaiola, o metal e os acessórios, que ficam quase escaldantes.

Brinquedos e enriquecimento adaptados ao verão

Pode oferecer fruta fresca vinda do frigorífico ou até pequenos blocos de gelo com frutas dentro! São uma boa distração e ajudam a refrescar.

Tenha atenção extra a aves mais sensíveis!

Papagaios mais velhos, aves doentes ou espécies menos habituadas ao calor podem precisar de cuidados redobrados: mais pausas, mais sombra e menos tempo expostas ao calor. E nunca deixe a gaiola no carro ou num local sem ventilação.

O dom dos papagaios vai muito além da fala e a prova está neste vídeo!