Sabia que os répteis também sofrem com o calor? É mesmo verdade! Saiba como salvá-los das altas temperaturas

Muito se fala sobre o momento de hibernação de vários répteis e de formas de aquecer o terráqueo. Mas quando chega o verão, muitas vezes estes amigos são esquecidos. A verdade é que eles também podem sentir calor nos dias mais quentes! Os répteis são animais ectotérmicos, isto é, que dependem da temperatura ambiente para regular o corpo. Neste sentido, eles também precisam de ajuda para não sobreaquecer, especialmente nos dias mais quentes de verão.

Aqui ficam algumas dicas simples para garantir que o seu réptil fica confortável e seguro quando o calor aperta:

Ajuste a temperatura do terrário

Se usa lâmpadas de aquecimento ou tapetes térmicos, tenha atenção às temperaturas que podem subir demasiado com o calor ambiente. Use sempre um termómetro fiável e, se necessário, desligue a fonte de calor durante as horas mais quentes do dia ou então regule para uma potência mais baixa.

Crie zonas frescas e húmidas

Dentro do terrário, disponibilize esconderijos frescos e áreas mais húmidas. Pode usar alguns elementos como musgo húmido, pedras frescas ou até caixas com substrato ligeiramente húmido. Isto ajuda o seu companheiro escamoso a regular a temperatura do corpo sempre que sentir necessidade.

Mantenha a hidratação

Mesmo que não bebam água da mesma forma que outros animais, os répteis precisam de fontes de água limpa para beber, mergulhar ou apenas para aumentar a humidade. Tenha o cuidado de trocar a água todos os dias e, nos dias mais quentes, borrife suavemente o terrário para ajudar a refrescar.

Lembre-se: excesso de calor pode ser tão perigoso para répteis como para qualquer outro animal de estimação! Não ignore estes amigos e ajude-os a aproveitar o verão da melhor forma, como nós, humanos!