Ter um animal de estimação em casa é, sem dúvida, das melhores sensações que podemos ter! É um companheiro para a vida, que está presente nos momentos bons e menos bons. O mesmo deve acontecer no sentido inverso: enquanto dono, deve estar atento ao seu patudo e apoiá-lo em fases mais frágeis. Tem sentido o seu pet mais ansioso ultimamente? Vamos ajudá-lo a perceber os sinais e a mudar esta sensação no seu amigo!
Sendo cão ou gato, os sintomas de ansiedade são geralmente semelhantes. Estes são alguns sinais de que o seu amigo anda stressado
Apatia e isolamento
Se o seu pet antes gostava de interagir consigo e agora evita brincadeiras e carinhos, acabando por isolar-se numa divisão mais silenciosa e onde não se encontra ninguém, é um sinal de que lago não está certo.
Deixar a comida na taça
A falta de apetite também é um sintoma de ansiedade e depressão. Pode tentar trocar a comida, de forma a comprovar se se trata de uma questão de preferência de ração, mas se a falta de apetite se mantiver, o seu amigo anda ansioso.
Lambidelas excessivas
Tantos os gatos como os cães lambem o seu corpo para se limpar, é certo. Mas se o seu amigo está constantemente a lamber as patas, pode ser um tique ansioso, da mesma forma que os humanos, por exemplo, roem as unhas.
Dormir em excesso
Se, para além dos sinais acima, o seu amigo prefere sempre dormir, ao invés de viver a vida ao seu lado, é uma mensagem para si: precisa de o ajudar!
Como pode prevenir que o patudo tenha ansiedade?
As razões por trás desta condição variam bastante de acordo com cada pet, mas há ações que podem ajudar o seu amigo a sentir-se mais feliz e calmo.
Crie um espaço só para ele em casa, com uma cama ou toca
O patudo precisa de se sentir protegido. Às vezes a ansiedade pode estar relacionada com a sensação de não ter um espaço próprio e ter que andar sempre à mercê do dono. Prepare uma parte da casa com os seus acessórios, como comedouro e bebedouro, caminha e brinquedo.
Mantenha uma rotina estável
Os animais de estimação gostam de rotina: horas para comer, momento de brincadeira com o dono, e de sair à rua (no caso do cães). Se vivem cada dia de forma diferente e desorganizada, é natural que se sintam perdidos e constantemente à espera de perceber o que vai acontecer a seguir. Por essa mesma razão, esforce-se por criar horários fixos para cada atividade, de forma a deixar o patudo mais calmo.
Tenha um momento diário destinado ao patudo
Se o seu amigo se sentir seguro e confortável perto de si, com certeza sentirá mais calma diariamente e mais confiança. Invista em momentos de lazer com o seu amigo -a sua companhia é essencial.
Habitue o patudo a normalizar o “estar sozinho em casa”
Obviamente, o ideal é passar o máximo de tempo com o seu amigo. Mas, inevitavelmente, passará horas fora de casa, seja graças a compromissos pessoais ou profissionais. Se o seu amigo se sente ansioso cada vez que fica sozinho, poderá estar a desenvolver ansiedade de separação
Saiba mais sobre este comportamento do patudo e como preveni-lo!
Depois destas dicas, está pronto para deixar o seu amigo mais calmo e pleno para aproveitar os momentos consigo!