“O meu cão pode comer uvas?” A resposta é “não!”. Esta fruta pode ser extremamente prejudicial para o seu patudo: saiba porquê

Se tem cães em casa sabe que uma das formas de o alegrar é dar-lhe um “docinho diferente”. Claro que a ração já tem todos os nutrientes necessários para dar energia suficiente ao patudo mas muitos donos, de forma a dar um brilho especial à rotina, gostam de oferecer um alimento diferente de vez em quando. No entanto, já parou para pensar se a uva é assim tão saudável para o seu animal? Fique a saber que não. Surpreendido? Vamos explicar-lhe tudo!

Alimentação equilibrada

Para além da ração, alguns donos oferecem alimentos diferentes ao patudo, como frutas e legumes naturais, que são uma ótima alternativa de petiscos saudáveis. Acabam por contribuir para a hidratação do cão e até para a limpeza bucal, no caso, por exemplo, de maçã, brócolos e cenoura! Para além disso são bastante mais benéficos e têm menos gordura do que biscoitos industrializados.

Ainda assim, não podemos generalizar os alimentos , só porque são saudáveis para os humanos. É essencial verificar se o alimento é realmente benéfico para o seu cão. Várias frutas e legumes, ainda que saudáveis para nós, são tóxicas para os cães: é o caso da uva!

Não, o cão não pode comer uvas!

A uva é uma fruta bastante perigosa para o patudo! Isto porque contém uma substância tóxica, chamada salicilato, que pode causar a diminuição da circulação de sangue nos rins, prejudicando o órgão.

Tal como a uva passa, a uva “ao natural” deve ser mantida longe do seu cão, independentemente do tipo. Tanto as verdes como as roxas, são extremamente tóxicas!

O que fazer se o meu cão comer uma uva?

Se o seu cão ingerir este alimento, deve levá-lo ao veterinário. Mesmo que ele não apresente sintomas, como vómitos, diarreia, salivação excessiva e dor abdominal, saiba que, numa fase inicial, a intoxicação do organismo é discreta e silenciosa.

“Oh, mas é só uma bolinha pequenina…”

O tamanho não significa nada, não facilite. Só um único bago pode causar danos no organismo do seu patudo. Mantenha esse fruto longe dele e opte por outros alimentos que são igualmente saborosos e são realmente benéficos para os patudos!

Alimentos saudáveis para os cães

Maçã – deve ser dada sem sementes. São altamente refrescantes para o cão e ajudam a manter o hálito fresco. São uma imprima fonte de vitamina A e C.

Cenoura – crocante, com poucas calorias, a cenoura funciona como uma escova de dentes natural, contribuindo para a higiene bucal do cão!

Brócolos – rico em vitaminas, é ótimo para a saúde do cão.

Quer saber a lista completa? Clique aqui!

Importante: todos estes alimentos devem ser consumidos de forma equilibrada e doseada.