É relativamente comum os gatos terem infeções urinárias. A causa para esta condição está muitas vezes relacionada com: stress de mudança de rotina, sedentarismo e até alimentação incorreta. Não se preocupe, vamos partilhar consigo quatro formas de ajudar a prevenir esta doença no seu felino.
Não ignore os sinais
Fazer xixi fora da caixa de areia é visto, na maior parte das vezes, como um problema comportamental. Mas já pensou que pode ser um indício de que algo não está bem no seu felino? Pode ser o caso de uma infeção urinária, por exemplo.
Vocalizar enquanto urina: se o seu felino faz sons que parecem de dor enquanto está dentro da caixa de areia, pode estar a tentar transmitir que algo não está bem.
Urinar com frequência: se repara que o seu felino tem urinado com demasiada frequência e até fora da caixa de areia, é sinal de que pode estar com um problema urinário.
Sangue na caixa de areia: se reparar em sangue na caixa de areia ou até noutro sítio da casa, deve dirigir-se ao veterinário urgentemente.
Como pode prevenir esta doença?
Há formas simples de ajudar o felino a prevenir uma infeção urinária. Entre elas:
Misturar água na sachê e servir diariamente
Ao misturar água quente na comida húmida, não só contribui para a libertação de mais sabor, como também ajuda a que ele ingira mais água.
Espalhe bebedouros pela casa
Para que o felino não se esqueça de beber água ao longo do dia e de forma a ser mais conveniente para ele, espalhe bebedouros pela casa.
Troque a água dos bebedouros diariamente
Gatos não gostam de água estagnada, tenha o cuidado de trocar a água frequentemente para evitar que fique infetada ou imprópria para consumo.
Incentive o gato a beber mais água
Chame-o até ao bebedouro e sempre que ele beber, recompense-o com um miminho, elogios ou até um mini snack! Ele agradece e começará a associar a hidratação a algo positivo