“Não costumo sair de casa com o meu gato, não preciso de me preocupar”. Errado! A desparasitação é essencial também nos felinos: saiba porquê

A desparasitação é a melhor forma de proteger o patudo contra doenças, incluindo os felinos. Ainda há o mito de que os gatos não precisam tanto desse cuidado, se estiverem apenas em casa. ERRADO. A desparasitação desses amigos é tão importante quanto os cães que passeiam na rua, saiba porque!

A importância da desparasitação

Quando um felino fica infetado por pulgas, carrapatos ou até insetos, pode ficar sem energia, vontade de comer e até ficar apático.
Os parasitas internos vivem dentro do corpo dos gatos e além disso alimentam-se dos nutrientes que o hospedeiro ingere. Desta forma, o organismo do felino enfraquece e pode levar a complicações mais graves.

Por isso é que a desparasitação é tão importante!

Como é que os gatos podem apanhar parasitas?

Claro, pensamos logo no mundo exterior: os felinos podem apanhar uma pulga na rua ou através da transmissão por parte de outros felinos. Mas saiba que gatos que estão em casa podem perfeitamente ficar infetados também? Como?

Comer carne crua:

Quando quiser dar um miminho ao seu patudo, tenho muito cuidado com o que ele pode comer. Carne crua ou mal cozinhada pode conter parasitas.

Ingestão de presas com parasitas:

O seu felino pode estar em casa e apanhar alguma presa que esteja infetada. Claro, há mais probabilidade de tal acontecer no exterior, mas também pode ocorrer em casa! Presas como ratos, pássaros e até alguns insetos, são exemplos disso.

Sapatos ou roupa do dono ou de visitas

Pois, muitas vezes o “culpado” pode também ser o humano!
O calçado do humano ou as próprias roupas podem trazer parasitas do exterior. O peludo, ao cheirar ou aproximar-se dele, pode ficar contaminado.

Como saber se o seu amigo está infetado?

Quando a infestação é já significativa surgem então sintomas que os donos conseguem identificar. Os sintomas mais comuns são:

Diarreia
Vómitos
Pelo sem brilho
Perda de peso
Abdómen inchado

Caso repare em algum destes sinais, deve dirigir-se ao veterinário!

Como é que pode desparasitar o seu amigo?

A veterinária Filipa Guilherme explica-lhe tudo sobre este processo, no episódio de veterinário de serviço!