Nós sabemos, não é fácil passear o seu amigo quando ele está constantemente irrequieto e a tentar cheirar tudo ao mesmo tempo. Chega mesmo a ser frustrante não conseguir controlá-lo.
Mas como é que pode mudar este comportamento?
Cães precisam de uma rotina de passeio
Antes de mais, é importante relembrar que os cães são animais sociais, que gostam de sair à rua e conhecer novas realidades.
Desta forma, deve fazer os possíveis para passear o seu cão diariamente. Idealmente, três vezes por dia.
Quanto mais o patudo sair à rua e estiver habituado a estímulos exteriores, menos energia ficará acumulada. Isso resultará em passeios mais calmos e controlados, uma vez que o patudo não sente que é “uma oportunidade quase única”.
O olfato é, muitas vezes, o grande culpado
Imagine sair à rua e ser inundado por uma torneira sem fim, de cheiros!
O olfato dos cães é extremamente poderoso, e é difícil ignorar todos os cheiros que chegam até aos patudos.
Podemos fazer a comparação com a visão, no caso dos humanos. Imagine: sai à rua e encontra prédios novos de todas as cores, pessoas a saltarem, a correrem, árvores novas e de vários tamanhos: é difícil não ficar pasmado a olhar, certo?
Com os cães, é semelhante, porém com os cheiros!
Sabia que o olfato canino permite distinguir a idade de um patudo?
Durante o passeio, como podemos controlar o patudo ansioso?
1- Mantenha a rédea curta. Se o seu patudo for extremamente ansioso e nunca esperar por si, uma trela longa vai potenciar esse comportamento. O cão precisa de sentir que é o dono que controla o passeio: a velocidade e o sentido onde andam.
2 – Sempre que ele estiver a caminhar a seu lado, pare e recompense-o. Pode ser através de elogios com a voz animada, carinhos, ou até um docinho! Desta forma, está a mostrar ao patudo que ele deve andar a seu lado!
Há mais, quer saber a lista completa?
Assista ao episódio de manual do tratador!