Já lhe aconteceu estar a cantar uma música, ou até a dançar , e o seu patudo tentar acompanhá-lo , uivando, como se de um dueto se tratasse? Esta situação é bastante cómica e comum! Saiba porquê
Porque é que o cão uiva?
O cão uiva desde os tempos mais primitivos. Era uma forma de ele assinalar a sua presença no território, para outros cães. É uma característica normal e uma forma de comunicar.
Ainda assim, há várias razões para tal acontecer
O cão pode uivar para marcar território. Isso faz parte do seu instinto. Tal como o xixi, a vocalização pode ser usada para indicar a outros cães que aquele território em questão pertence ao seu pet.
Uivar com a música
Sim, se já passou pelo momento em que o patudo quer fazer um dueto consigo, uivando quando toca um instrumento ou quando canta, sabe bem que não há nada mais engraçado!
E se lhe dissermos que o seu cão tem um músico inconsciente dentro de si?
É verdade, o uivo do pet aquando da música, é uma resposta ao estímulo sonoro que ouve, muitas vezes involuntária!
Os cães têm uma audição bastante apurada, pelo que tentam perceber todo o som que ouvem.
Perceba mais sobre a audição dos cães!
Sabia que os sons causados por instrumentos de sopro (como flautas, gaitas, trompetes e clarinetes) são os que mais entusiasmam o pet a vocalizar? O timbre e a intensidade do som provocam os patudos ( não de forma negativa), e eles gostam de responder, “cantando” no mesmo tom!
Assim sendo, pode dizer que o seu cão canta, é sempre um motivo de orgulho, mas na realidade, o que o patudo está a fazer é a tentar comunicar!