Deixa o patudo sozinho em casa? Saiba qual é o limite de tempo que ele deve ficar sozinho!

É sempre bom aproveitar a folga com o patudo, o fim-de-semana, e as tardes de sol ou até momentos de sofá. Mas há uma questão pela qual todos os donos têm que passar: e quando tem de ir trabalhar? Pois, deixar o patudo em casa não é o ideal, mas, naturalmente, acaba por ser inevitável em algum momento.

Quanto tempo deve o meu cão ficar sozinho?

Nós sabemos, nenhum dono gosta de deixar o seu patudo sozinho, mas saiba que, caso o deixe, deverá ficar apenas entre 4 a 6 horas , no máximo.
Tudo depende da raça, da idade e até do porte.

Cães bebés

Claro, os cães bebés são uma exceção. Não devem ficar sozinhos em casa, no período inicial. Se não conseguir evitar, 2 a 3 horas é o máximo de tempo que devem ficar sozinhos e sem supervisão.
Estes patudos necessitam de atenção constante, socializar com o dono e aprender ordens que vêm desde cedo: como fazer necessidades no sítio certo.
É importante que, ao deixar um amigo pequeno sozinho, limpe o espaço onde o vai deixar, para que não haja surpresas desagradáveis. Não deixe fichas ou cabos elétricos à mostra, nem objetos demasiado pequenos.
Deixe brinquedos próprios para cães bebés, que ajudem a coçar os dentes de leite e estimulem a sua mente. É importante reforçar que os brinquedos devem ser mesmo próprios para essa idade, pois os brinquedos de cão adulto são mais duros e podem causar-lhe feridas.

Cães sénior

Sim, deve estar a pensar: cães sénior então, podem estar sozinhos durante mais tempo! Errado. O tempo máximo também deverá ser entre 2 a 3 horas. Isto porque estes patudos já podem ter alguns problemas de saúde que devem ser monitorizados e, tal como os humanos, sofrem bastante com a solidão prolongada.
Deixe um brinquedo que estimule a sua mente, para não permitir que o estado de saúde se vai deteriorando. Para além disso, muitos donos usam câmaras para supervisionar os patudos nestas idades. Caso seja necessário algo, eles estão a par.

Estes sãos os melhores brinquedos para cães que passam muito tempo sozinhos!

Em qualquer idade, o ideal é que não deixe o patudo sozinho muito tempo, estes são os riscos:

Ansiedade por separação

O patudo fica com o pequeno “trauma” de ficar sozinho em casa e , sempre que o dono pega nas chaves, começa a ganir, desesperado, do género: “não me vais fazer passar por isto novamente, pois não?”

Comportamento destrutivo

Ao ficar sozinho em casa, o patudo acaba por acumular energia e muito stress, que podem resultar em móveis ruídos; xixi no sítio errado; e sapatos esfarrapados.

Excesso de peso

Se o cão passar muito tempo parado e sem ninguém que o estimule, vai acabar por ficar sedentário e ter problemas como excesso de peso.

Como é que pode evitar estas situações?

Tenha uma rotina fixa e completa com o patudo, para que ele se habitue a todos os momentos do dia: desde passear, a estar com o dono, comer, ficar em casa.

Dê-lhe brinquedos interativos, como brinquedos com snacks , para que ele se possa entreter a tentar abrir.

Tente gastar a energia do patudo antes de sair de casa: através de brincadeiras agitadas ou passeios.

Creche canina é sempre uma ótima opção. Mesmo que não sejam todos os dias , uma vez por semana o patudo ter a oportunidade de conhecer outros amigos e brincar é ótimo para ele!

Cuide do patudo como ele merece

Já sabe, ter um cão exige atenção, investimento e muita responsabilidade. Faça os possíveis para garantir que o seu amigo tem a companhia que merece!