Os gatos são animais gulosos, principalmente no que toca à comida húmida. Nós sabemos: o comedouro pode ficar cheio se se tratar de ração sólida, mas se puser aquele patê que o felino tanto gosta, a gulodice é imediata!
Apesar de ser extremamente prazeroso ver o seu amigo feliz e satisfeito, é importante que tenha em mente as doses certas que ele deve ingerir e, ainda mais importante, os alimentos que são proibidos.
Estes são os principais alimentos mais tóxicos:
Cebola e alho
Cebolas, alhos e cebolinho podem causar danos aos glóbulos vermelhos do seu gato e provocar anemia. Estes alimentos são tóxicos quando consumidos em grandes quantidades, assim como quando estão presentes noutros, como nas sopas. É importante estar atento ao que lhe dá de forma a evitar surpresas desagradáveis.
Confira os sabores favoritos dos gatos, aqui!
Ovos crus, carne crua e ossos
Não, apesar de ser tentador, não dê carne crua ao patudo! O risco de propagação de doenças como salmonela, aumenta consideravelmente. Os sinais da doença variam, mas podem incluir vómitos, diarreia e letargia.
Evite que o seu gato ingira ossos crus, pois pode engasgar-se, traumatizar o trato digestivo ou até danificar os dentes.
Chocolate e bebidas com cafeína
Ao ler isto pode estar a pensar: esta era óbvia, mas muitos donos oferecem alimentos onde o chocolate está presente, mesmo sem saberem! O chocolate contém substâncias chamadas metilxantinas que podem causar vómitos e diarreia, aumento da temperatura corporal, tremores musculares, desconforto abdominal, sede excessiva e convulsões.
Também se podem encontrar metilxantinas nas bebidas com cafeína, pelo que não deve oferecer chás ou outras substâncias com esse elemento.
Oferecer snacks ao patudo é uma demonstração de amor que deve manter, mas tendo sempre em atenção os alimentos que o felino deve ingerir!