“O cão pressente quando a dona está grávida.” Verdadeiro ou falso ? Saiba a resposta!

Se é dono de um cão, sabe bem que ele pressente tudo ao pormenor: se o dono está feliz, triste, ansioso e até apaixonado. Estes animais são extremamente sensíveis, mas até ao ponto de perceberem quando a dona está grávida?

A verdade é que esta capacidade é tão aguçada que existem cães que ajudam médicos a pressentir doenças nos pacientes. Muito disto está relacionado com o olfato. Estes animais conseguem detetar feromonas e bactérias graças ao seu cheiro. Sim, leu bem!

Tendo tudo isto em conta, é expectável que o cão também consiga identificar uma gravidez, certo?

A verdade é que não existe uma confirmação científica, mas os relatos de muitos tutores não deixam dúvida: o patudo percebe muito bem que algo se passa, ao ponto de mudar o comportamento!

O seu amigo consegue sentir o cheiro das mudanças hormonais que ocorrem na mulher. Isto não é percetível para os humanos, mas, os patudos conseguem perceber na perfeição. Em vários casos o cão percebe que se passa algo de diferente mesmo antes da dona saber que está grávida! É aqui que pensamos: “que pena que é os cães não falarem!

Mas há mais sinais!

Os cães estão constantemente a observar. Para além do cheiro, há mudanças na rotina que o patudo vê e identifica na dona, como transformações físicas no corpo da mulher, a mudanças de humor.

Como preparar o cão para a chegada de um novo membro?

É um momento muito especial, mas deve ser preparado com muito cuidado. Deixe o cão cheirar a barriga e inclua o patudo na rotina, mesmo antes do bebé chegar.
Certifique-se que o cão e o bebé nunca ficam sozinhos, sem supervisão. É importante, especialmente nos primeiros tempos, estar sempre presente e atento à interação entre ambos, por muito que ame o patudo, ele não deixa de ser um animal, e azares acontecem!

Uma relação especial

A verdade é que os cães sempre tiveram um encanto por crianças. Para além de fazerem sons diferentes dos adultos, também estão mais perto dos cães do que nós, acabando por estar muitas vezes ao mesmo nível que o patudo.

Saiba mais sobre esta relação incrível entre cães e crianças, aqui!