Estas são 3 possíveis razões para o seu felino ser tão desconfiado

O seu gato desconfia de si, foge e ignora a sua chamada? Poderá ser você mesmo o culpado. Sabia porquê, aqui.

Carinho e atenção

Cada animal tem a sua personalidade. Mas, na maior parte das vezes, associamos os gatos a seres mais independentes e “frios”. Essa associação não é, na maior parte das vezes, a mais correta. Os gatos são animais calorosos e que podem ser uma excelente companhia mas, para tal, é necessário investir tempo e atenção. Caso contrário, terá por casa um patudo desconfiado, que foge de si e o ignora, procurando-o apenas quando é altura de comer.


Quais são as razões para esse comportamento?

Os gatos passaram a ser domesticados há cerca de 4000 anos. Parece-lhe muito, mas a comparar com os cães, é ainda relativamente recente. Isso justifica o porquê de serem considerados mais independentes ou distantes: porque ainda têm um instinto selvagem muito presente.
Ainda assim, há razões que fazem com que o felino desconfie do dono, entre elas:

Rotina pouco estimulante

Gatos que passam o dia sozinhos em casa, sem grandes atividades para fazer, não gostam de surpresas nem de agitação inesperada. Por essa razão, se o felino está maior parte do tempo num canto, sem ser estimulado, acabará por se habituar a estar assim e recusar-se a qualquer outro tipo de estímulo: sejam outros animais, pessoas, atividades e até o próprio dono.

Vínculo fraco com o dono

Nós sabemos, custa a ler e a aceitar, mas uma das razões que levam o gato a desconfiar do humano, é não ser suficientemente próximo dele. Invista tempo para brincar com o patudo, dar-lhe carinho e atenção, de forma a semear memórias positivas na mente dele. Com isso, o gato sentir-se-á mais confortável consigo e confiará mais em si.

Saiba como conquistar o seu felino aqui!

Traumas passados

Se o seu felino é desconfiado, excessivamente medroso e até, por vezes, agressivo, ele pode ter passado por um evento traumático.
Se for adotado, e não o tiver abrigado desde cedo, poderá ter vivido momentos de maus tratos, carência ou até apanhado um susto associado a algum barulho ou objeto. É importante que esteja atento e respeite o espaço do patudo. A seu tempo, vá brincando com ele, reforçando sempre os comportamentos positivos que tiver, com um snack ou carinho!

Se tem um pet desconfiado, saiba o que pode estar por trás, no novo episódio de Pet Care.

A base é a atenção e o tempo que lhe dedica!

Agora já sabe: muitas das vezes os comportamentos dos nossos patudos têm origem em nós! Será que está a fazer algo errado?
Tire um momento do dia para se dedicar ao seu melhor amigo, e verá que não vai ser ignorado tantas vezes!