Está à procura de um roedor carinhoso para o acompanhar? Apresentamos-lhe a chinchila, o animal que lhe vai tocar no coração
Chinchila: imagine um animal fofo, sensível e que ande pela casa sem deixar vestígios nem derrubar objetos, como o caso dos cães e dos gatos? Esse animal é a chinchila, que tem tanto de fofura como de calma (até lhe pode dar umas aulas de meditação!)
Porque é que deve optar por uma chinchila?
Estas pequenas bolinhas de pelo são o sinónimo de vida zen.
Claro, sabe bem que adoramos patudos como cães e gatos, mas se não quer que alguém esteja constantemente a roer os seus atacadores ou a atacar as suas meias, esta companheira peluda e pequena é bastante aconselhável: vai estar no seu canto, a olhar para si, e a emanar-lhe paz e sossego.
Para além disso, é praticamente impossível estes animais terem pulgas. Isto porque o pelo deles é bastante denso, não permitindo que os parasitas se consigam agarrar ou fixar a ele. E quer melhor? Para além de denso, o pelo é tão macio quanto aqueles lençóis térmicos! Verdade! Uma autêntica almofadinha de calma!
Prepare-se para o riso, com estes momentos engraçados das chinchilas, aqui!
Tem uma vida ocupada? O companheiro ideal
Ao contrário dos cães, as chinchilas não precisam de passear. Basta que tenham um pequeno parque de diversões, com feno, algo para saltitar ( sim, porque são autênticas acrobatas) comida, bebedouro e, claro, o seu banho de pó!
Sim, isto é um alerta importante: as chinchilas não devem molhar-se, nem levar com água! A forma de tomarem banho é reboarem-se em pó vulcânico e bem cheiroso! Resultado? Uma bolinha de pelo macia e a cheirar a rosas!
A chinchila é calma, mas também carismática
No fundo, estes animais têm o melhor dos dois mundos: para além de serem uma fonte de energia zen e sossego, são também bastante curiosas e divertidas, para quando quiser brincar um pouco e ter momentos a dois mais dinâmicos!
Algumas gostam mesmo de receber festinhas e ouvir a voz dos donos ( claro, sempre respeitando o seu espaço e limites)
Chinchila em casa? É para já!
Depois disto, já esta pronto para ter a sua almofada carinhosa em casa. Claro, é importante recordar: independentemente do tamanho, do tipo e da raça: um animal não serve para “enfeitar”. É um ser vivo que precisa de cuidados, de atenção, e de muita responsabilidade por parte do dono!