O seu cão só sabe brincar às “mordidelas”? Saiba como deve agir para contrariar este comportamento

Os cães são animais extremamente energéticos e brincalhões, especialmente na idade júnior. Mas há aqueles companheiros que não resistem a dar uma boa dentada no meio da brincadeira, ponderando se a sua mão é um brinquedo. Vamos perceber como acabar com esse sofrimento.

Um cão feliz é um cão brincalhão!

Todos os cães mais novos sentem necessidade de expulsar a energia, e é ótimo quando a forma que arranjam para a libertar, é a brincar com o melhor amigo: o seu dono. A questão é, tendo em conta que, ao contrário dos humanos, eles não têm mãos, a única forma de eles “agarrarem” é através dos dentes. Mesmo que seja de uma forma mais leve, acabam sempre por magoar o dono: ou porque ainda são pequenos e não têm controlo sobre a força que fazem, ou até devido à dentição (os dentes dos patudos júnior são bastante aguçados porque ainda não se desgastaram)

A verdade é que morder é a primeira coisa que eles aprendem ao nascer, é uma forma de interação com um objeto ou pessoa. Quando o cão bebé ainda está com os seus irmãos, a forma de eles se entreterem é através da brincadeira de mordida.

Como podemos, então, mudar esse comportamento?

Redirecionar a brincadeira. Há quem considere que, ao ignorar o patudo, vai acabar com esse comportamento. ERRADO, O seu amigo vai continuar entreter-se, enquanto a sua mão vai pedindo ajuda.

Qual é a solução?

Há formas de canalizar a mordida do seu patudo para outra situação ou objeto. Aqui estão algumas sugestões:

  • Use um brinquedo ao invés das mãos, na altura da brincadeira. Tenha sempre um brinquedo por perto e, sempre que ele tentar morder, ofereça-lhe o item. Se ele aceitar, elogie-o e brinque bastante com ele.
  • Pare de interagir ou brincar sempre que ele morder. Não incentive o comportamento: evite falar com ele, acarinhá-lo e negue-lhe a sua mão. Caso contrário, ele poderá achar que é algo possitov e cntinua a praticar essa acção.
  • Crie uma rotina com vários estímulos: físicos, mentais e de relaxamento. Muitos patudos mordem porque estão ansiosos ou até entediados. O essencial é proprocionar enriquecimento ambiental e gasto de enrgia.

Sabe o que é o enriquecimento ambiental? Explicamos-lhe tudo aqui!

E se o meu patudo já for adulto?

Ao seguir estas dicas, verá que o seu amigo perderá esse hábito doloroso (para si, claro!).

No caso do seu patudo ser adulto e ter o mesmo comportamento, basta seguir as mesmas dicas. Terá, certamente, que repeti-las mais vezes e ter o triplo da paciência, isto porque não foi ensinado na infância e o comportamento já vem de alguns anos atrás.

Pronto para brincar?

Brincar com o patudo é das formas mais eficientes de estimular o vínculo entre ambos. Proporcione momentos felizes e saudáveis, e estabeleça uma rotina para que ele saiba que nunca será esquecido pelo seu melhor amigo!