O seu cão boceja frequentemente? Atenção, pode ser muito mais do que sono!

Bocejar é uma daquelas coisas que todos fazemos sem pensar. Mas já reparou que o seu cão também boceja… e bastante? Se acha que ele está sempre com sono, pode estar redondamente enganado! Os cães utilizam o bocejo como forma de comunicação, e perceber o que isso significa pode mudar a forma como interage com o seu patudo.

Vamos desvendar este mistério?


Um bocejo diz mais que mil palavras

Enquanto para nós um bocejo pode significar cansaço ou tédio, para os cães é bem mais do que isso. Eles utilizam-no como um sinal de calma – um gesto que indica que não querem confusão.

A treinadora norueguesa Turid Rugaas, no seu livro On Talking Terms with Dogs: Calming Signals, identificou mais de 30 sinais que os cães usam para evitar conflitos. E adivinhe? O bocejo está no topo da lista.

Se vir um cão a bocejar perante outro cão mais agressivo, ele está basicamente a dizer: “Calma, amigo! Não quero problemas”.

Agora, se for o seu cão a bocejar quando interage consigo, pode ser um sinal de que não está a gostar da situação. Se, por exemplo, o estiver a abraçar e ele responder com um bocejo prolongado, pode ser a forma dele dizer: “Ok, já chega de apertos!”

Joel Ponte, treinador de cães, explica-lhe tudo sobre o comportamento canino aqui!


Ansiedade, entusiasmo ou stress?

Outro motivo pelo qual os cães bocejam é a ansiedade ou o entusiasmo. Já reparou que ele boceja quando pega na trela para o passeio? É como se dissesse: “Anda lá, não me faças esperar!”

Se o seu cão fica muito ansioso quando percebe que vai sair, uma boa estratégia é esperar um pouco antes de abrir a porta. Isso ajuda a reduzir a excitação e ensina-o a manter-se mais calmo.

Por outro lado, o stress também pode levar ao bocejo. Se estiver num ambiente barulhento, cheio de estranhos ou mesmo numa aula de treino mais intensa, bocejar pode ser a forma de demonstrar que precisa de uma pausa.

No episódio de Manual do Tratador, Joel Ponte ajuda-o a controlar o “entusiasmo excessivo” do seu patudo!


Bocejar é um gesto contagiante

Se já notou que quando alguém boceja à sua frente, não resiste a fazer o mesmo, então vai gostar de saber que os cães também sofrem deste “problema”.

Um estudo da Universidade de Tóquio demonstrou que os cães bocejam quando os tutores bocejam. A explicação? Ainda não se sabe ao certo, mas os cientistas acreditam que pode ser um sinal de empatia – afinal, os cães são especialistas em captar as nossas emoções.

Portanto, da próxima vez que bocejar, espreite de lado… pode ser que o seu cão o acompanhe!


Outros sinais de apaziguamento

O bocejo não é o único truque que os cães usam para evitar conflitos. A linguagem corporal canina é incrivelmente rica e cheia de pequenos gestos que muitas vezes passam despercebidos. Aqui ficam alguns exemplos:

Dar as costas – Se o seu cão se vira de costas quando lhe dá uma bronca, não é um acto de desafio. Pelo contrário, é como se dissesse: “Ok, já percebi, acalma-te!”

Cheirar o chão – Numa situação social tensa (como um encontro com outro cão mais dominante), um dos patudos pode começar a cheirar o chão, fingindo que está muito interessado num cheiro imaginário. Isto significa: “Estou só de passagem, sem problemas aqui”.

Lamber o focinho – Uma lambidela rápida no nariz ou uma pontinha de língua de fora pode ser um sinal de desconforto. Se o seu cão faz isto com frequência, preste atenção ao que o pode estar a incomodar.

Virar a cabeça ou levantar uma pata – Estes gestos indicam que o cão está a aproximar-se de forma amigável e sem intenções de confronto.

Se um dos cães não entender estes sinais, a tensão pode aumentar. Nesse caso, é sempre melhor intervir e evitar uma possível discussão canina!


Bocejo de sono: o único que não precisa de interpretação

Claro, nem tudo tem de ser um código secreto. Se o seu cão boceja depois de um dia agitado e se aninha na caminha, então sim, está apenas com sono. Neste caso, o melhor que pode fazer é deixá-lo descansar e sonhar com as suas aventuras.

Agora que já sabe porque é que os cães bocejam tanto, olhe com mais atenção para o seu amigo de quatro patas – ele pode estar a tentar dizer-lhe algo sem palavras!