Atenção! Se está a dar algum destes alimentos ao seu patudo, está na altura de parar

Quando se trata de cuidar dos nossos cães, a alimentação é um dos aspetos mais importantes a considerar. Embora possamos ter a tentação de partilhar com eles um pouco do que estamos a comer, é essencial lembrar que nem todos os alimentos humanos são seguros para os nossos amigos de quatro patas. Alguns podem causar problemas graves de saúde, desde indigestão até intoxicação severa.

Aqui ficam 10 alimentos proibidos que nunca deve dar ao seu cão:

1. Chocolate

O chocolate, especialmente o preto, contém teobromina, uma substância tóxica para os cães. Mesmo pequenas quantidades podem causar sintomas como vómitos, diarreia, tremores, ritmo cardíaco acelerado e, em casos graves, convulsões e morte. Mantenha o chocolate sempre fora do alcance do seu cão!

2. Cebola e alho

Cebola e alho, sejam crus, cozidos ou em pó, são extremamente perigosos para os cães. Estes alimentos podem causar anemia, destruindo os glóbulos vermelhos do teu cão. Os sintomas incluem fraqueza, vómitos, e dificuldades respiratórias.

3. Uvas e passas

Tanto as uvas como as passas podem provocar insuficiência renal aguda nos cães. Mesmo pequenas quantidades podem ser fatais. Os primeiros sinais de intoxicação incluem vómitos, letargia e falta de apetite.

4. Abacate

O abacate contém uma substância chamada persina, que pode ser tóxica para os cães. A ingestão de grandes quantidades pode levar a problemas gastrointestinais, como vómitos e diarreia. Além disso, o caroço do abacate pode causar asfixia ou obstruções intestinais.

5. Café e chá

As bebidas que contêm cafeína, como café, chá e refrigerantes, são muito perigosas para os cães. A cafeína pode causar hiperatividade, ritmo cardíaco irregular, tremores musculares e, em casos graves, até a morte.

6. Álcool

Qualquer tipo de álcool é extremamente prejudicial para os cães. O álcool afeta o sistema nervoso central do cão, provocando descoordenação, problemas respiratórios, convulsões e, em doses elevadas, coma ou morte. Mantém sempre bebidas alcoólicas fora do alcance dos animais.

7. Nozes de Macadâmia

Estas nozes são tóxicas para os cães e podem causar fraqueza nas patas traseiras, vómitos, tremores, febre e letargia. Mesmo pequenas quantidades podem provocar efeitos graves, pelo que nunca devem ser oferecidas ao seu cão.

8. Ossos cozidos

Embora possa parecer natural dar ossos ao cão, os ossos cozidos podem estilhaçar-se facilmente, provocando asfixia, lacerações no trato digestivo ou até perfurações intestinais. Se quiser dar ossos ao seu cão, escolha opções específicas para cães, vendidas em lojas de animais.

9. Xilitol

O xilitol é um adoçante artificial comum em gomas, doces e alguns produtos de pastelaria. No corpo dos cães, este adoçante pode causar uma queda rápida dos níveis de açúcar no sangue, levando a hipoglicemia, vómitos, perda de coordenação e, em casos graves, insuficiência hepática.

10. Massa crua com fermento

Se o seu cão ingerir massa crua com fermento, esta pode continuar a crescer no seu estômago, causando inchaço e dores severas. Além disso, o fermento pode produzir álcool durante o processo de fermentação, o que pode levar a intoxicação alcoólica.


Lembre-se: o que é seguro para si, pode não ser para o seu cão. Por isso, sempre que tiver dúvidas sobre a dieta dele, fale com um veterinário para garantir que o seu companheiro tem uma alimentação saudável e adequada.