Na movimentada praia de Levante, em Málaga, Espanha, onde turistas se reúnem para aproveitar o sol e o mar, a segurança tem um toque especial: cães extraordinários, treinados para resgates. Estes valentes Labradores e Terra Nova, verdadeiros heróis de quatro patas, estão sempre atentos, prontos para entrar em ação e proteger os banhistas.
Equipados com coletes salva-vidas feitos à medida, estes cães não são apenas bonitos de se ver a patrulhar a praia; são essenciais na prevenção de situações trágicas. Eles mantêm as pessoas afastadas dos perigos do mar, usando a sua força e resistência para realizar feitos que muitos humanos não conseguiriam.
Os Terra Nova, por exemplo, são verdadeiras potências aquáticas. Com a capacidade de nadar 5,6 km sem parar, estes cães robustos podem rebocar botes salva-vidas de até três toneladas ou até mesmo transportar seis pessoas de uma só vez. Já os Labradores, com o seu olfato apurado, são os mestres na localização de pessoas desaparecidas, fazendo a diferença entre a vida e a morte em situações críticas.
Mas o que realmente distingue estes cães é a sua habilidade quase sobrenatural de sentir as correntes marítimas. Enquanto os humanos muitas vezes são apanhados desprevenidos, estes cães percebem as mudanças na água e adaptam o seu percurso. Se uma corrente os arrasta, eles seguem-na, poupando energia e garantindo que conseguem sair da água em segurança. E, se o vir a nadar em círculos, não se preocupe; estão simplesmente a estudar a melhor forma de voltar a terra firme!
Estes heróis de quatro patas não nasceram assim – passaram por um treino rigoroso em natação e força, sempre sob a supervisão atenta de nadadores-salvadores humanos.
Seja a afastar perigos, a salvar vidas ou simplesmente a patrulhar com os seus coletes, estes cães são os guardiões da praia que todos nós gostaríamos de ter por perto!