A paixão pelos animais é um amor antigo que Maya, de 64 anos, herdou da família. Há 40 anos, a apresentadora da CMTV ingressou na canicultura e, na altura, chegou a comprar cães para participar em campeonatos.
Benji, um Ratonero Andaluz, é um dos quatro cães que a taróloga tem na sua casa. Mas o seu fascínio pelo mundo canino não quis que ficasse por aqui. Além de Benji, Fate, NoName – nome escolhido em homenagem ao Benfica -, e Estrelinha também fazem parte da família da Tia Maya. O último, apesar de pertencer ao seu irmão, vive quase uma vida dupla entre a casa do dono e a do rosto do canal do ‘Correio da Manhã’.
Ao longo da sua vida, Maya sofreu duas grandes perdas de verdadeiros amigos de quatro patas, mas a apresentadora fez questão de eternizar as duas companheiras no jardim da sua casa.
As duas estão em vasos e há um motivo: para, caso mude de casa, possa levá-las consigo. Daisy está eternizada num vaso com hibisco e Eagle numa oliveira. Maya confessa que não foi nada fácil lidar com estas duas ausências.
A primeira a partir foi Eagle que, depois de lhe ser diagnosticado um linfoma e se ter sujeitado a dez sessões de quimioterapia, acabou por não resistir e falecer a 20 de junho de 2017. Já Daisy partiu a 1 de setembro de 2022. Uma cadela muito especial, que foi resgatada de um incêndio e já chegou “muito doente” a casa da apresentadora. Eagle tinha partido três meses antes da chegada da Daisy: “Por estranho que pareça quando conheci a Daisy vi os olhos da Eagle”, relembra.
Apesar da paixão que tem pelos cães, a taróloga faz questão de deixar claro que não é mãe dos seus quatro cães, mas sim tutora.