10 coisas que está a fazer e que deixam o seu cão em stress!

Certas atitudes que nos parecem inofensivas no dia-a-dia podem, sem que nos apercebamos, gerar stress nos nossos cães. Comportamentos e gestos comuns para nós podem ser fonte de desconforto para eles, embora muitas vezes nem entendamos o impacto que têm. Um artigo do Business Insider revelou algumas dessas ações, consultando vários veterinários que destacaram os comportamentos humanos mais stressantes para os nossos amigos de quatro patas.

Óculos de sol e chapéus podem confundir os cães

Os acessórios que usamos, como óculos de sol e chapéus, podem obstruir a visão do cão sobre o nosso rosto, tornando difícil para eles perceberem as nossas expressões faciais e para onde estamos a olhar. Segundo o veterinário Gerardo Perez-Camargo, os cães dependem muito do contacto visual para interpretar as nossas intenções, pelo que o uso desses acessórios pode deixá-los inseguros. Embora não seja necessário abandonar o uso de óculos ou chapéus, é importante tranquilizar o cão enquanto os usamos.

Olhar fixamente pode ser intimidante

Embora seja natural querermos observar o nosso cão, especialmente quando o achamos adorável, a veterinária Sara Ochoa explica que olhar fixamente pode ser interpretado como uma ameaça por parte deles. Mesmo que o façamos por carinho, o cão pode entender que fez algo errado. Para evitar causar stress, tente não fixar o olhar no seu cão enquanto ele está a descansar.

Abraços apertados podem deixar o cão desconfortável

Embora os abraços sejam uma forma de expressar afeto, abraçar o cão de forma apertada pode deixá-lo ansioso. Os cães apreciam carinho, mas não gostam de sentir-se presos. Segundo Sara Ochoa, é importante permitir que o cão se mova livremente enquanto o abraça, para que não se sinta encurralado.

Alterações na disposição dos móveis podem desorientar

Mudar a disposição dos móveis pode parecer algo simples para nós, mas pode ser uma fonte de stress para os cães, especialmente para os mais velhos ou com problemas de visão. A veterinária Mary Gardner sublinha que os cães criam um mapa mental do espaço onde vivem, e alterações repentinas podem gerar ansiedade, uma vez que deixam de reconhecer o ambiente.

Música alta pode sobrecarregar os sentidos dos cães

A música alta ou sons de dispositivos eletrónicos podem ser perturbadores para os cães, devido à sua audição sensível. A veterinária Jessica Kirk alerta que sons intensos podem ser desconfortáveis e até dolorosos para os cães, causando stress e ansiedade. Quando estiver com o seu cão, tente manter o volume baixo, especialmente em espaços fechados.

Roupas para cães nem sempre são bem-vindas

Embora seja tentador vestir o seu cão com uma roupa fofa, a verdade é que muitos cães não gostam de usar vestuário. A veterinária mencionada no artigo aponta que roupas podem causar desconforto e restringir os movimentos dos animais, levando ao aumento do stress.

Fogos de artifício são uma verdadeira fonte de pânico

Não é novidade que os fogos de artifício são uma experiência aterradora para os cães. Além do barulho, a visão e o cheiro dos fogos são extremamente perturbadores para eles. Se possível, mantenha o seu cão em casa, num ambiente seguro e tranquilo, longe das festividades ruidosas.

Alterações na alimentação podem causar desconforto

Tentar mimar o seu cão com uma nova guloseima ou comida pode, sem querer, gerar problemas digestivos e stress. Alterações na alimentação devem ser feitas de forma gradual, para evitar que o seu patudo fique indisposto ou ansioso.

Fumar perto do cão pode ser prejudicial

O fumo do tabaco é altamente irritante para os cães, dado o seu olfato apurado. O veterinário Gerardo Perez-Camargo explica que o cheiro do fumo, que pode ser suave para nós, é intensamente desagradável para os cães, podendo mesmo afetar a sua saúde e bem-estar.

Viagens podem ser uma experiência desconfortável

Viajar pode ser entusiasmante para si, mas muitos cães ficam ansiosos com a experiência. De acordo com Jessica Kirk, as viagens podem ser stressantes para os cães, que enfrentam novas paisagens, cheiros e ambientes desconhecidos. Mesmo com o tutor presente, o cão pode sentir-se desconfortável durante a viagem.

Festinhas inesperadas podem assustar cães mais velhos

À medida que envelhecem, os cães podem tornar-se mais sensíveis ao toque, especialmente se perderam alguma visão ou audição. Festinhas inesperadas podem assustá-los e até provocar reações inesperadas. É importante abordar cães mais velhos com cuidado e atenção para evitar situações de stress.

Assim, ao estar consciente destas ações, poderá garantir um ambiente mais calmo e confortável para o seu cão, minimizando as fontes de stress e promovendo o seu bem-estar!