Se vive com vários gatos, já terá notado que muitas vezes eles tratam do pelo um do outro. Este comportamento é uma forma importante de interação social entre gatos. Mas, além de se “lambuzarem” mutuamente, é comum que alguns gatos também lambam os seus tutores. Afinal, o que significa quando o seu gato o lambe?
Para entender as lambidelas direcionadas aos humanos, convém começar por analisar o que significa esse gesto entre os próprios felinos. Há várias razões para o comportamento de lambedura entre gatos:
- Higiene: desde pequenos, os gatos aprendem a limpar-se ao serem lambidos pela mãe. A lambidela entre adultos mantém essa função de cuidado.
- Reforço de vínculo: as lambidelas evocam o carinho materno, criando uma ligação emocional entre os gatos.
- Reconhecimento de cheiro: ao lamber outro gato, eles ficam a conhecer melhor o seu cheiro e identidade.
- Uniformização de odores: lambendo o outro, os gatos eliminam cheiros “estranhos” e substituem-nos pelos seus próprios, especialmente após eventos como uma ida ao veterinário.
Três motivos pelos quais o seu gato o lambe
Os gatos aplicam aos seus tutores as mesmas “regras” sociais que partilham com os seus companheiros. Aqui estão três explicações para as lambidelas que o seu felino doméstico lhe dirige:
1. Demonstração de afeto
Quando o seu gato lhe dá uma lambidela e parece feliz, está a transmitir o quanto gosta de si. Esta é a razão mais carinhosa e reconfortante para este comportamento. Então, se o seu felino se aconchega, ronrona e lhe lambe a mão, pode sentir-se privilegiado! Ele está a manifestar o seu afeto. No entanto, caso o seu gato não tenha o hábito de lamber, não significa que ele não goste de si; cada gato tem uma personalidade única e formas diferentes de expressar o afeto.
2. Marcação de território
Além do carinho, ao lamber o seu tutor, o gato marca-o como sendo parte do seu território. Os felinos possuem glândulas odoríferas que liberam partículas invisíveis com o seu cheiro, e, ao lambê-lo, o gato “assina” a sua pele. Para o seu felino, você é parte do seu mundo e deve cheirar a casa! Se chegar a casa com o cheiro de outro animal, como um cão ou um outro gato, o seu felino pode até lambê-lo para remover o odor intruso e repor o “cheiro de casa”.
3. Atração pelo sabor do suor
Em dias quentes ou após uma atividade física, o suor humano pode atrair a atenção do seu gato. O suor é ligeiramente salgado, o que pode parecer saboroso aos gatos. Assim, é possível que o seu patudo o lamba simplesmente porque aprecia o sabor. Da mesma forma, se manipulou algum alimento recentemente, o seu gato pode cheirar o aroma e querer explorá-lo com uma lambidela.
Como reagir quando o seu gato o lambe?
Quando o seu gato se aproxima e lhe dá lambidelas, pode retribuir com festinhas ou uma escovagem suave, caso o seu gato goste desse tipo de carinho. Muitos gatos relaxam e apreciam uma escovagem tranquila, o que fortalece o vínculo entre vocês.
As lambidelas dos gatos podem transmitir doenças?
Apesar de raro, existe uma possibilidade de contágio bacteriano através das lambidelas dos gatos. Por exemplo, a bactéria Bartonella henselae, associada à “doença da arranhadura do gato”, pode teoricamente ser transmitida, embora mais frequentemente isso ocorra através de arranhões. Por isso, é sempre aconselhável lavar as mãos após qualquer lambidela e evitar que os gatos lambam o rosto das pessoas. Se tem crianças em casa, é essencial manter o seu gato desparasitado e bem cuidado.
As lambidelas dos gatos são uma forma especial de comunicação. Com elas, os nossos patudos mostram carinho, relembram o conforto que associam à sua mãe e reforçam os laços connosco. Portanto, se o seu gato lhe dá lambidelas, sinta-se especial: ele está a tratar de si e a dizer, ao seu jeito, o quanto gosta da sua companhia!