Os hamsters, tal como os outros animais de estimação, necessitam de uma alimentação bem pensada e adaptada às suas necessidades. Apesar de serem pequenos, têm uma personalidade e preferências alimentares bastante específicas, e não é qualquer mix de sementes que vai garantir a nutrição que precisam. Se é novo na tutoria de hamsters ou se já partilha casa com um destes simpáticos roedores, fique atento às dicas para oferecer uma dieta equilibrada e saudável, que fará o seu pequeno amigo roedor vibrar de energia e boa disposição.
Alimentação equilibrada: mais do que sementes!
Por muito adoráveis que sejam a roer pequenas sementes, os hamsters precisam de uma variedade de alimentos para obter todos os nutrientes de que necessitam. Optar por rações de qualidade, que sejam formuladas para oferecer um equilíbrio de nutrientes, evitando carências alimentares e promovendo uma saúde robusta.
Para complementar a base da dieta, pode introduzir uma seleção de frutas e vegetais que os hamsters adoram. Vamos conhecer o que pode entrar neste menu!
Os favoritos do mundo vegetal e frutífero
Quando se trata de vegetais, há alguns que são realmente seguros e nutritivos para os hamsters, como: brócolos, acelga, repolho e chicória. Quanto aos legumes, experimente introduzir cenoura e abóbora (mas sempre em pequenas porções!). As frutas também são bem-vindas — desde que oferecidas com moderação. Maçã e pera, por exemplo, são seguras, mas tenha o cuidado de remover as sementes, que contêm cianeto, uma substância que pode ser fatal se ingerida em excesso.
Outras opções que fazem as delícias dos hamsters incluem o morango e a banana. Quem sabe não terá um mini “gourmet” em casa que apreciará a frescura destes petiscos?
Dica importante: Qualquer fruta ou legume que o seu hamster não comer de imediato deve ser retirado do habitat após algum tempo, para evitar que se estrague e cause problemas de saúde.
Cuidado com os alimentos proibidos
Embora seja tentador dar ao seu hamster pequenos pedaços de alimentos do dia a dia, nem todos são inofensivos. Por exemplo, o milho, que muitos pensam ser uma guloseima natural para os roedores, deve ser evitado, pois está associado ao desenvolvimento de tumores em hamsters. O mesmo acontece com frutas cítricas como laranja e limão, que causam acidez e podem irritar o delicado sistema digestivo do seu pequeno companheiro.
Outros alimentos que devem ser mantidos longe do seu hamster incluem alho, cebola, aipo e salsa. Estes ingredientes, comuns na nossa cozinha, são, no entanto, prejudiciais para estes roedores e podem causar graves problemas gastrointestinais!
Pequenos prazeres com moderação
Uma das guloseimas favoritas dos hamsters são as sementes de girassol. Eles adoram o sabor, e quem pode culpá-los? Contudo, é importante que estas sementes sejam oferecidas com moderação, uma vez que o seu elevado teor de gordura pode ser prejudicial, especialmente para hamsters mais propensos a ganhar peso.
Como responsável pelo bem-estar do seu hamster, o seu papel passa por garantir uma dieta equilibrada, variada e segura. Estes pequenos roedores são incrivelmente sensíveis a certas substâncias, pelo que qualquer ingestão acidental de um alimento “não permitido” deve motivar uma visita ao veterinário, só para garantir que tudo está bem.
No fundo, alimentar um hamster pode parecer uma tarefa simples, mas é uma oportunidade para cuidar do seu amigo roedor e dar-lhe uma vida feliz e saudável!